Emirados Árabes Unidos comprometem-se a atingir zero emissões líquidas até 2050 e investir em energia limpa.

O Ministro de Energia e Infraestrutura dos Emirados Árabes Unidos, Suhail Al Mazrouei, divulgou recentemente os resultados positivos da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2028 (COP28). Segundo ele, o sucesso da COP28 reflete o papel pioneiro dos Emirados Árabes Unidos na formação de um futuro alimentado por energia limpa. Além disso, ressaltou os ambiciosos compromissos climáticos assumidos pelo país e a determinação em cumpri-los.

O ministro Al Mazrouei destacou que a Estratégia 2050 dos Emirados Árabes Unidos é a base desses compromissos, visando garantir um fornecimento de energia equilibrado, sustentável e acessível, com o objetivo final de atingir zero emissões líquidas até 2050. Nesse sentido, a estratégia prevê metas específicas, incluindo a redução das emissões dos setores de água e energia, além do objetivo de alcançar zero contribuição de carvão limpo no mix de energia.

Além disso, a estratégia busca aumentar a eficiência do consumo de energia individual e institucional, triplicar a participação da energia renovável até 2030 e aumentar a capacidade instalada de energia limpa. Dessa forma, o país busca garantir que esteja no caminho certo para atingir suas metas de mitigação das mudanças climáticas.

Al Mazrouei ressaltou que a ação climática está no centro dos planos de desenvolvimento do país, destacando o compromisso do país em assinar e ratificar o Acordo de Paris, além de anunciar a Iniciativa Estratégica Net Zero até 2050. Ele também enfatizou os esforços do país em investir em projetos de energia limpa, tanto no país quanto no exterior, incluindo a Parceria EAU-EUA para Aceleração da Energia Limpa (PACE).

Por fim, o ministro afirmou que os Emirados Árabes Unidos aspiram a ser um modelo para uma transição ambiciosa para fontes de energia limpa, atendendo às necessidades globais atuais e investindo nos sistemas de energia limpa do futuro. Suas palavras refletem a determinação do país em contribuir de forma significativa para a mitigação das mudanças climáticas e para a construção de um futuro mais sustentável e limpo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo