Dengue avança em Minas Gerais, com mais de 192 mil casos prováveis e 94 óbitos, decretação de situação de emergência em BH

Minas Gerais – O estado com maior incidência de dengue

O avanço da dengue no Brasil preocupou as autoridades de saúde, de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde. Minas Gerais é o estado com a maior incidência de casos prováveis da doença, totalizando 192.258 registros. A situação é tão alarmante que a Prefeitura de Belo Horizonte decretou estado de emergência.

De acordo com as informações do ministério, 94 pessoas já morreram em decorrência da dengue em todo o país. O total de casos registrados chega a 555.583, entre suspeitos e confirmados, com mais de 226 mil pessoas infectadas pelo mosquito transmissor. Além disso, outras 381 mortes estão sendo investigadas, de acordo com os dados oficiais.

Essas estatísticas alarmantes são referentes aos números divulgados até ontem à tarde e fazem parte do Painel de Monitoramento das Arboviroses do Ministério da Saúde. A situação preocupa as autoridades de saúde e coloca em alerta a população.

A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Os sintomas incluem febre, dor de cabeça, dores no corpo e atrás dos olhos. Em casos mais graves, a dengue pode evoluir para a dengue hemorrágica, o que pode levar à morte.

O aumento dos casos de dengue reforça a importância de medidas de prevenção, como o combate ao mosquito transmissor. A população também deve estar atenta para possíveis sintomas da doença e buscar atendimento médico caso apresente sinais de dengue.

As autoridades de saúde alertam para a necessidade de ações conjuntas entre governo, sociedade e organismos de controle de vetores para combater o avanço da dengue. A conscientização e a prevenção são fundamentais para evitar a propagação da doença e reduzir o número de casos.

A situação da dengue no Brasil é preocupante e exige a atenção de todos. A população deve estar atenta aos sintomas, as autoridades devem reforçar as ações de combate ao mosquito transmissor e ações de prevenção, e a sociedade como um todo deve se unir para evitar a propagação da doença. A conscientização e a vigilância são essenciais para combater a dengue e proteger a saúde pública.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo