Crise diplomática entre Brasil e Israel se intensifica com convocação de embaixador e declaração de ‘persona non grata’ a Lula

A crise diplomática entre Brasil e Israel atingiu um novo nível nesta segunda-feira (19), com gestos simbólicos que evidenciam a tensão entre os dois países. O governo brasileiro, liderado pelo presidente Lula do Partido dos Trabalhadores (PT), convocou o embaixador em Tel Aviv, Frederico Meyer, em resposta a uma reprimenda feita pelo chanceler Israel Katz. O encontro entre Meyer e Katz no Museu do Holocausto foi considerado uma quebra de protocolo e classificado como um “show” por integrantes do Itamaraty.

A tensão teve início no domingo (18), quando o presidente Lula fez declarações comparando as mortes de civis na Faixa de Gaza ao Holocausto, ocorrido durante o regime nazista. Esta não é a primeira vez que o líder brasileiro chama de genocídio a ofensiva em resposta ao Hamas na Palestina, mas é a primeira vez que faz menção a práticas nazistas.

O primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu, afirmou que as declarações de Lula cruzaram uma “linha vermelha”. Em resposta, Israel declarou o presidente brasileiro como “persona non grata” até que ele volte atrás em suas declarações. Em Brasília, ministros e assessores avaliam que Tel Aviv está buscando aumentar a dimensão da crise e defendem que Lula não se desculpe.

A crise diplomática entre Brasil e Israel foi pauta do podcast Café da Manhã desta terça-feira (20), que contou com a participação de Oliver Stuenkel, professor de relações internacionais da FGV, para discutir os recentes acontecimentos e analisar os próximos passos dos países envolvidos. O programa, disponível no Spotify, trouxe uma visão aprofundada sobre a crise, destacando a importância do episódio e suas possíveis repercussões.

O Café da Manhã é publicado diariamente, sempre no início do dia, e é apresentado pelos jornalistas Magê Flores e Gustavo Simon. Com produção de Carolina Moraes, Laila Mouallem e Victor Lacombe, e edição de som a cargo de Thomé Granemann, o podcast se destacou por trazer uma abordagem analítica e esclarecedora sobre a crise diplomática em questão.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo