Brasil conquista segundo lugar no quadro de medalhas dos Jogos Pan-Americanos de Santiago com 205 medalhas.

O Brasil conquistou o segundo lugar no quadro de medalhas nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, encerrados recentemente. Com um total de 205 medalhas, sendo 66 de ouro, 73 de prata e 66 de bronze, a delegação brasileira alcançou o objetivo estabelecido pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) de repetir o desempenho obtido em Lima, há quatro anos, quando também terminou em segundo lugar, mas com um total de 171 medalhas.

O resultado obtido em Santiago representa o melhor desempenho do Brasil na história dos Jogos Pan-Americanos, superando a edição anterior em 34 medalhas. Algumas conquistas foram surpreendentes, como a medalha de prata no beisebol masculino, em que a equipe brasileira venceu Cuba, uma potência no esporte, durante a trajetória.

Além disso, o Brasil teve um bom rendimento em outros esportes coletivos, como o futebol masculino, que conquistou a medalha de ouro pela primeira vez desde 1987, o vôlei masculino, o basquete e o handebol feminino. Nas modalidades individuais, destaque para a ginástica rítmica, na qual o Brasil obteve o primeiro lugar em todas as categorias. A atleta Bárbara Domingos foi a grande destaque, conquistando três medalhas de ouro e duas de prata.

O diretor do COB, Paulo Roberto Conde, comemorou o desempenho geral da delegação brasileira, mas lamentou a falta de transmissão dos jogos na TV aberta. Desde o Pan do Rio, em 2007, a maior emissora do país, a Globo, deixou de transmitir a competição, o que é considerado um problema para o COB.

Os Jogos Pan-Americanos também tiveram um significado especial para alguns atletas brasileiros, como Isaquías Queiroz, da canoagem, que conquistou a medalha de prata em Santiago, e Bia Ferreira, boxeadora que ficou com a medalha de ouro. Para esses atletas, a competição foi uma despedida emocionante.

Além das conquistas esportivas, os Jogos Pan-Americanos também servem como classificação para os Jogos Olímpicos de Paris, em 2024. Atletas como Laura Pigossi, do tênis, e a equipe de handebol feminino garantiram sua participação nas Olimpíadas através dessas competições.

Em resumo, o Brasil teve um desempenho excelente nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, conquistando o segundo lugar no quadro de medalhas e obtendo seu melhor resultado na história da competição. As conquistas surpreendentes e a despedida de alguns atletas tornaram o evento ainda mais especial. No entanto, a falta de transmissão na TV aberta foi um ponto negativo destacado pelo COB.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo