Aventuresco escritor brasileiro lança seu 20º livro, “Trans-Inca: Sem Ar e Sem Poncho nos Andes”, após romper com a vida corporativa.

O escritor paulista Guilherme Cavallari finalizará um ciclo de 20 títulos publicados em janeiro de 2024, desde que decidiu deixar o emprego tradicional para se aventurar no mundo literário. A mudança de carreira começou em 2001, quando abandonou o trabalho como professor de inglês em São Paulo para mergulhar no universo da literatura de aventura, lançando seu primeiro “Guia de Trilhas”, um manual para pedalar nas montanhas, repleto de mapas e dicas.

A reviravolta de Cavallari ocorreu aos 40 anos, quando percebeu que a labuta corporativa não combinava com seu espírito aventureiro. Durante sua vida, o autor vivenciou experiências únicas, desde ser limpador de chaminés nos Estados Unidos até virar pedreiro em Israel, viajando pelo Oriente Médio e trabalhando como mensageiro de bicicleta na Alemanha.

O lançamento do “Guia de Trilhas”, que esgotou rapidamente, é um marco significativo na trajetória de Cavallari, que logo percebeu a necessidade de criar sua própria editora para sobreviver. Assim, surgiu a editora Kalapalo, da qual é o único proprietário.

Após anos escrevendo guias de aventura, o autor percebeu a necessidade de repensar sua estratégia, uma vez que o mercado editorial estava passando por mudanças significativas. Em 2012, Cavallari migrou para a literatura, lançando “Transpatagônia: Pumas não Comem Ciclistas”. Este livro foi o primeiro de uma série que combinava experiências pessoais do autor com análises profundas dos locais em que passou.

No decorrer dos anos, Cavallari lançou outros dois livros seguindo a mesma temática, que se destacaram por apresentar relatos detalhados de suas aventuras em lugares como a Escócia e a Mongólia. Recentemente, o escritor concluiu sua expedição pela Cordilheira dos Andes e está finalizando seu novo livro “Trans-Inca: Sem Ar e Sem Poncho nos Andes”.

Além disso, o autor lançará um documentário sobre a recente expedição, em paralelo ao lançamento do livro. Segundo Cavallari, o Brasil não oferece facilidades para ser um aventureiro profissional e escritor, mas ele segue firme em sua missão, recusando-se a vender seus livros pela gigante Amazon devido à falta de vantagens oferecidas pela empresa.

Atualmente, Guilherme Cavallari continua preservando seu papel como professor ao oferecer cursos de acampamento selvagem, trekking e cicloturismo, além de ter criado uma vasta gama de obras literárias disponíveis no site da editora Kalapalo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo