Ataque do Irã contra Israel desencadeado por suposto ataque israelense ao consulado na Síria resulta em danos limitados.

No último dia 1º de abril, o Irã lançou um ataque contra Israel em retaliação a um suposto ataque israelense ao seu consulado na Síria. O incidente resultou na morte de importantes comandantes da Guarda Revolucionária e foi um desdobramento de meses de confrontos entre Israel e os aliados regionais do Irã, desencadeados pela guerra em Gaza.

O ataque consistiu no lançamento de centenas de mísseis e drones, a maioria originada do interior do Irã. No entanto, a defesa de Israel contou com a ajuda dos Estados Unidos, Reino Unido e Jordânia, o que resultou em danos modestos no território israelense. Uma base da Força Aérea no sul de Israel foi atingida, mas seguiu operando normalmente. Infelizmente, uma criança de apenas 7 anos ficou gravemente ferida por estilhaços, sendo o único relato de dano grave.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, se pronunciou sobre o ocorrido nas redes sociais, afirmando que juntos conseguirão vencer. Ele convocou uma reunião do gabinete de guerra para discutir a resposta ao ataque. O ministro da Defesa israelense, Yoav Gallant, mencionou que a campanha militar ainda não chegou ao fim e que é necessário estar preparado para todos os cenários possíveis.

O Canal 12 de TV de Israel divulgou uma declaração de um oficial israelense não identificado durante a noite, indicando que haverá uma “resposta significativa” ao ataque. A tensão na região permanece alta e o desenrolar dos acontecimentos continua incerto. Resta aguardar para ver como essa situação delicada será solucionada e como as relações entre as nações envolvidas serão afetadas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo