Agosto surpreende com temperaturas de 40ºC devido a dois fatores, revelando um verão inesperado.

Acima do normal: Temperaturas elevadas marcam o mês de agosto em São Paulo e no Brasil

De acordo com a meteorologista Josélia Pegorim, da Climatempo, o estado de São Paulo e grande parte do Brasil têm registrado temperaturas acima do normal durante o mês de agosto. A cidade de São Paulo serve como exemplo, onde a média das temperaturas máximas do dia 1º ao dia 22 de agosto, registrada na estação meteorológica do Mirante de Santana, na zona norte da capital, foi de 27,0°C. Esse valor está 2,5°C acima da média normal para a temperatura máxima em agosto, que é de 24,5°C. Já a média das temperaturas mínimas nesse mesmo período foi de 15,7°C, o que representa um aumento de 2,4°C em relação à média normal de temperatura mínima para o mês de agosto, que é de 13,3°C.

Segundo a especialista, esses valores são preliminares e devem sofrer ajustes para baixo devido à queda acentuada da temperatura prevista entre a sexta-feira e o domingo, após a passagem de uma frente fria. Mesmo assim, a tendência é de que agosto de 2023 termine mais quente do que o normal.

Embora ondas de calor sejam observadas quase todos os anos no Brasil, normalmente ocorrem na primavera. Os meses de setembro e outubro são bastante propícios a esse fenômeno, uma vez que a chuva ainda não ocorre com muita frequência e a insolação é intensa. Durante o verão, o número de horas de sol diminui devido à maior nebulosidade e à ocorrência de chuva mais cedo, logo nas primeiras horas da tarde.

Agosto é conhecido por ser um mês muito quente no Centro-Norte do país. A média da temperatura máxima para esse período é a segunda ou terceira maior do ano em estados como Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Maranhão, Piauí e Pará. Segundo Josélia Pegorim, é comum fazer calor nessa época do ano nessas regiões.

Em resumo, as temperaturas acima do normal registradas em agosto tanto em São Paulo como em outras partes do Brasil mostram a ocorrência de um fenômeno atípico para esse mês. A queda prevista na temperatura nos próximos dias deverá amenizar um pouco esse cenário, no entanto, a tendência é que agosto de 2023 termine com temperaturas mais altas do que o normal.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo