A crise de criatividade na indústria das séries: excesso de produções e temática da violência

O ano de 2023 chegou ao fim e, para os amantes de séries, não foi um período marcante em termos de estreias de produções inovadoras. Muitas das séries que se destacaram foram continuação de temporadas anteriores, como é o caso de “Succession” (Fox) e “O Urso” (Star+), que encantaram o público com suas brilhantes continuações. Outras boas séries, como “Treta” (Netflix) e “A Vida Nova de Toby” (Star+), foram minisséries que também conseguiram conquistar os telespectadores.

No entanto, a produção nacional foi o grande contraponto, apresentando séries como “Cangaço Novo” (Amazon Prime Video), “Vale o Escrito”, “Os Outros” (ambas Globoplay) e “Amar é para os Fortes” (Prime Video), que ofereceram uma dramaturgia vigorosa e atuações memoráveis, apesar de abordarem predominantemente temas relacionados à violência e criminalidade.

A convergência de temáticas violentas nas obras sugere uma possível crise de criatividade na indústria das séries, assim como um excesso de produção que torna impossível acompanhá-las e pagar por todas as plataformas de streaming. Além disso, o modelo que impulsiona as produções gerou greves históricas de atores e roteiristas, marcando o ano de 2023.

Apesar disso, nunca houve tanta diversidade de séries, provenientes de diferentes lugares e em diversas línguas. John Landgraf, executivo da FX, prevê um declínio na produção para os próximos anos, uma aposta que pode ser influenciada pela limitação de tempo das pessoas para assistir a tantas obras, e uma possível diminuição do interesse do público após o período de pandemia.

No entanto, apesar dos possíveis desafios enfrentados pela indústria das séries, é preciso celebrar a diversidade e a riqueza de produções que estão disponíveis para os telespectadores. Por isso, mesmo com as dificuldades enfrentadas, 2023 foi um ano marcante em termos de variedade temática, linguística e de elenco nas séries.

Com isso, a coluna encerra suas atividades em 2023, agradecendo a leitura e desejando um feliz 2024 para todos os leitores. Que o próximo ano traga ainda mais novidades e surpresas no universo das séries!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo