A Mercedes e a BMW estão lançando modelos elétricos de luxo que poderão rivalizar com a Tesla em dois ou três anos. Graças às grandes margens de lucro obtidas com seus veículos a gasolina, ambos os fabricantes têm recursos financeiros para realizar a dispendiosa transição para a mobilidade elétrica, afirma Philippe Houchois, chefe de pesquisa automotiva na Europa e nos EUA da empresa de serviços financeiros Jefferies.
No entanto, a Volkswagen, que é a terceira maior empresa de desenvolvimento de veículos elétricos do mundo, pode não conseguir competir por tanto tempo, segundo Ferdinand Dudenhoeffer, diretor do Centro de Pesquisa Automotiva da Alemanha. A montadora alemã perdeu um quarto de seu valor no ano passado e, devido ao seu formato de governança que se assemelha a uma empresa estatal, enfrenta desafios adicionais em sua trajetória rumo à eletrificação.
Embora as montadoras alemãs estejam avançando na produção de veículos elétricos, ainda é incerto se conseguirão superar a Tesla e BYD – empresas líderes no segmento. Enquanto isso, elas continuam a investir em pesquisa e desenvolvimento para melhorar a tecnologia de baterias, aumentar a autonomia dos veículos elétricos e reduzir os custos de produção, a fim de acompanhar o ritmo acelerado das empresas concorrentes.
O setor de veículos elétricos está em constante evolução e a competição está se intensificando. As montadoras alemãs estão aumentando seus esforços para se manterem relevantes e dominarem o mercado de mobilidade elétrica. Com a promessa de modelos elétricos de luxo e os investimentos massivos em pesquisa e desenvolvimento, elas estão buscando recuperar e até mesmo ultrapassar a liderança atual. Resta aguardar para ver como essas gigantes alemãs se sairão nessa corrida eletrizante.