Os cursos mais concorridos desta edição são medicina, arquitetura e urbanismo e ciência da computação. A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) é a responsável por aplicar a prova e orienta os candidatos a chegarem aos locais de prova às 12h, pois o acesso será encerrado impreterivelmente às 13h. Os estudantes podem verificar o local da prova no site da Unicamp.
A primeira fase terá duração máxima de cinco horas. Os candidatos deverão responder a 72 questões de múltipla escolha, distribuídas entre as disciplinas de língua portuguesa e literatura, matemática, história, geografia, filosofia, sociologia, física, química, biologia e inglês. Cada questão vale um ponto e há quatro alternativas para escolher.
No dia da prova, é obrigatório que os candidatos levem o documento de identidade original, canetas de cor preta em material transparente, lápis preto e borracha. Também é permitido o uso de régua transparente e compasso, além de ser possível consumir água, sucos, doces e alimentos leves durante o exame. Porém, celulares, relógios do tipo smartwatch, corretivo líquido, lapiseira, caneta marca-texto, boné, chapéu e outros materiais estranhos à prova são proibidos. Embora os candidatos não possam usar relógio, haverá um em cada sala.
Além disso, a Unicamp divulgou o calendário para o vestibular de 2024. A prova da segunda fase será realizada nos dias 3 e 4 de dezembro e as provas de habilidades específicas para os cursos de arquitetura e urbanismo, artes cênicas, artes visuais e dança acontecerão de 7 a 9 de janeiro de 2023. A divulgação da primeira chamada será em 29 de janeiro e as matrículas acontecerão entre os dias 30 e 31 de janeiro.
Para auxiliar na preparação, a Unicamp também divulgou uma lista de leitura obrigatória, que inclui obras como “A Tarde” de Olavo Bilac, “Olhos D’Água” de Conceição Evaristo, “Casa Velha” de Machado de Assis, entre outras.
Portanto, os candidatos devem estar preparados para o vestibular da Unicamp e seguir as orientações para garantir uma boa realização da primeira fase. A concorrência é alta e é importante se dedicar aos estudos para alcançar a tão sonhada vaga na universidade.