Nos dias 4 e 5 de setembro, foram vacinados um total de 36 cães e 10 gatos. A coordenadora do UVZ, a médica veterinária Nanci do Carmo, ressaltou a importância da vacinação desses animais para a manutenção do controle da raiva na cidade. A raiva é uma zoonose grave, transmitida por animais domésticos ao homem, e mesmo que esteja controlada no estado de São Paulo, a vacinação é fundamental para evitar uma possível transmissão.
De acordo com Nanci, embora não exista registro de circulação da raiva canina desde 1997 no Estado, morcegos podem ser portadores do vírus e transmiti-lo aos animais e ao homem. Por isso, a vacinação de rotina é tão importante.
A ação de vacinação antirrábica em cães e gatos de pessoas em situação de rua foi realizada em parceria com a equipe do Consultório na Rua, que leva serviços de saúde para esse grupo populacional em extrema vulnerabilidade. Diego Lagatta, responsável pelo Consultório na Rua, destacou que muitas pessoas em situação de rua têm animais de estimação e proporcionar o cuidado a esses animais fortalece os vínculos e possibilita outras intervenções.
É importante ressaltar que a vacinação contra a raiva animal é uma atividade de rotina e não uma campanha, uma vez que a situação epidemiológica da raiva animal está controlada em São Paulo. As campanhas de vacinação antirrábica foram suspensas desde 2020.
A aplicação do imunizante contra a raiva animal é realizada anualmente em cães e gatos saudáveis, acima de quatro meses de idade, que não estejam prenhes, e de tutores residentes de Diadema. A vacinação é feita por ordem de chegada, sem necessidade de agendamento.
A Secretaria Municipal da Saúde orienta alguns cuidados antes e durante o momento da vacinação, como levar os cães em coleira e guia e os gatos em caixas de transporte adequadas ao seu tamanho. É importante que o tutor ou responsável possa conter o animal na hora da aplicação da vacina, pois mesmo animais mansos podem se assustar e arranhar ou morder quem está próximo.
O Consultório na Rua é uma modalidade de equipe da Atenção Básica que tem como objetivo ampliar o acesso da população em situação de rua aos serviços de saúde. Em Diadema, o programa foi recriado em maio de 2021 e atua como referência no cuidado para toda a cidade.
A vacinação antirrábica para cães e gatos é realizada na Unidade de Vigilância a Zoonoses (UVZ), localizada na rua Ipoá, 131, no bairro Inamar. O telefone para mais informações é 0800 77 10 963. É importante consultar o calendário de vacinação antirrábica no site da Prefeitura para saber as datas específicas de vacinação.