USP lança projeto inédito para inspirar alunos da rede pública a concorrerem às melhores universidades da América Latina.

A Universidade de São Paulo (USP) está se preparando para lançar um projeto inovador que visa conectar estudantes universitários de escolas públicas com alunos do ensino médio. A iniciativa, intitulada “De Volta à Escola: Eu na USP”, consiste em levar cerca de 900 graduandos de diferentes cursos para visitar suas antigas escolas e compartilhar suas experiências com os estudantes secundaristas.

O objetivo principal do projeto é inspirar mais alunos da rede pública a buscar uma vaga em uma das melhores universidades da América Latina, como a USP. Para alcançar esse objetivo, mais de 500 escolas estaduais em 145 municípios diferentes serão visitadas entre os dias 26 de agosto e 20 de setembro.

A USP, que completou 90 anos em 2024, tem se dedicado a aumentar a diversidade em seu corpo discente. Em 2024, a instituição registrou um aumento no número de ingressantes vindos de escolas públicas, chegando a 55,4% do total de novos alunos. Esse aumento reflete os esforços da universidade em promover a inclusão e a equidade no ensino superior.

Além do projeto “De Volta à Escola: Eu na USP”, a instituição também oferece o programa “USP e as Profissões”, que auxilia os estudantes na escolha de suas carreiras profissionais. A edição deste ano, que será realizada de forma online entre os dias 1º e 3 de outubro, visa orientar os jovens na tomada de decisões importantes sobre o futuro profissional.

Em um evento recente, o CEO da Fundação Armando Alvares Penteado (Faap), Luis Sobral, recebeu convidados para a abertura de uma mostra sobre jornalismo no cinema, organizada em parceria com a Folha de S.Paulo. O evento contou com a presença de Humberto Neiva, coordenador do curso de cinema da Faap, e Edilamar Galvão, coordenadora do curso de jornalismo da instituição.

Dessa forma, a USP e instituições parceiras continuam promovendo iniciativas inovadoras e enriquecedoras para estimular o acesso à educação superior e a formação profissional de qualidade para todos os estudantes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo