Um novo projeto surge com a criação do Prêmio Alysson Paulinelli, reconhecendo nomes importantes na agricultura.

Senado propõe Prêmio Alysson Paulinelli para iniciativas sustentáveis de segurança alimentar no Brasil

No Brasil, pessoas que se destacarem por iniciativas ou práticas de produção sustentável de alimentos, contribuindo para a segurança alimentar do país, poderão receber o Prêmio Alysson Paulinelli. A proposta está presente no Projeto de Resolução (PRS) 73/2023, de autoria dos senadores Jayme Campos (União-MT) e Tereza Cristina (PP-MS).

O prêmio é uma homenagem a Alysson Paulinelli, falecido em 29 de junho. Ele foi ministro da Agricultura e um dos fundadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Segundo os senadores, na justificação do projeto, Paulinelli teve um papel fundamental na “revolução agrícola tropical sustentável que deu autossuficiência de alimentos ao Brasil, transformou o país em potência agroalimentar e criou horizontes para a segurança alimentar mundial”.

De acordo com o PRS 73/2023, o prêmio será concedido anualmente a pessoas selecionadas pelo Conselho do Prêmio Alysson Paulinelli, também criado pelo projeto. O Conselho será formado por 16 membros, sendo três senadores e os demais representantes da Embrapa, ministérios relacionados à temática do prêmio e da sociedade civil.

Jayme Campos e Tereza Cristina enfatizaram que o objetivo do prêmio é, além de ser uma justa homenagem à biografia de Paulinelli, incentivar as melhores práticas e iniciativas de produção sustentável de alimentos que promovam a segurança alimentar no Brasil.

Essa iniciativa é mais um passo importante para o reconhecimento e estímulo de ações que visam garantir a produção sustentável de alimentos no país. A segurança alimentar é uma prioridade para o Brasil e a premiação de pessoas engajadas nessa causa é um incentivo para que mais indivíduos e organizações se empenhem nesse campo.

O projeto do Prêmio Alysson Paulinelli ainda precisa passar pela aprovação no Senado e na Câmara dos Deputados para entrar em vigor. Contudo, a proposta já é vista como uma iniciativa relevante para valorizar aqueles que contribuem para a segurança alimentar do Brasil, seguindo os ideais de Alysson Paulinelli.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo