“Um Grito de Liberdade”: filme do Ciclo Folha Faap aborda o ativismo de Steve Biko na luta contra o apartheid.

O Ciclo Folha Faap – Jornalismo no Cinema, promovido pela FAAP, apresentará nesta semana o filme “Um Grito de Liberdade”, dirigido por Richard Attenborough e lançado em 1987. A exibição acontecerá no novo Cine Faap, em Higienópolis, nesta quarta-feira, dia 24, às 19h. Este filme é parte de uma mostra gratuita que conta com 12 filmes sobre jornalismo, desde “Cidadão Kane” até “Um Grito de Liberdade”, que encerrará a programação no final de outubro.

O enredo de “Um Grito de Liberdade” é baseado nos livros do jornalista sul-africano Donald Woods, interpretado por Kevin Kline, que se envolve com Steve Biko, líder do Movimento da Consciência Negra. O ativista, representado por Denzel Washington, foi preso, torturado e morto pela polícia na África do Sul. Sob pressão das autoridades, Woods decide deixar o país e se torna um defensor influente contra o apartheid no Reino Unido.

Richard Attenborough, o diretor do filme, já havia sido premiado com o Oscar de melhor filme por “Gandhi” em 1982. Após a exibição de “Um Grito de Liberdade”, haverá um debate com a participação do jornalista Guilherme Soares Dias, do blog Guia Negro, e do professor Silas de Souza Cezar da FAAP. A mediação será feita por Gabriela Mayer, apresentadora do podcast Café da Manhã.

A programação das últimas semanas do ciclo inclui a exibição de “Ausência de Malícia”, dirigido por Sidney Pollack, no dia 30 de outubro. As sessões dos filmes sempre acontecem às quartas-feiras às 19h, seguidas de debates com a participação do público. O Ciclo Folha Faap – Jornalismo no Cinema tem se destacado por promover reflexões sobre a relação entre o cinema e o jornalismo, trazendo filmes que abordam temas relevantes e instigantes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo