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Uber garante uso de ar-condicionado em todas as corridas após resolução do Rio de Janeiro

A polêmica envolvendo a cobrança pelo uso do ar-condicionado em carros de aplicativo ganhou mais um capítulo. Desta vez, a Uber se pronunciou afirmando que é possível solicitar o uso do equipamento em todas as corridas, independente da modalidade de viagem. A resposta veio após a Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor do Rio de Janeiro cobrar esclarecimentos sobre a resolução que determina informações claras sobre o uso do ar-condicionado nos veículos.

De acordo com a empresa, condena veementemente a cobrança extra pelo uso do ar-condicionado, porém não mencionou se tomará medidas contra os motoristas que não estiverem com o equipamento funcionando. A Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (Amobitec) também se pronunciou, afirmando que o valor da corrida é o visualizado pelo passageiro na contratação do serviço, sem previsão de cobranças adicionais pelo motorista. A respeito do uso do ar-condicionado, a associação destacou que as plataformas associadas têm políticas próprias, informadas nos respectivos sites, e ressaltou a responsabilidade do motorista pela manutenção do carro.

Por outro lado, a 99 não deu retorno à secretaria, que informou que comunicará a Amobitec sobre a falta de posicionamento da plataforma. Além disso, a pasta abrirá um processo administrativo para apuração do caso, podendo adotar medidas legais cabíveis dispostas no Código de Defesa do Consumidor, desde multas até a interrupção do serviço.

O secretário de Estado de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca, reforçou a importância da resolução que prevê informações claras e precisas entre as plataformas, motoristas e passageiros, sem surpresas com cobranças extras. Até o momento, mais de 400 mensagens sobre o tema foram enviadas para a secretaria. Os passageiros que se sentirem lesados podem entrar em contato pelos canais oficiais da pasta.

A polêmica sobre a cobrança pelo uso do ar-condicionado em carros de aplicativo continua dando o que falar, e a Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor promete fiscalizar o cumprimento da resolução e apurar novas denúncias. O impasse entre as plataformas, motoristas e passageiros ainda deve render outros desdobramentos.

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