Essa é a primeira vez que o Paraná tem um estande próprio em uma feira internacional, o que representa um marco importante para o setor. No espaço da SETU, estão presentes empresários da região da Serra das Nascentes, que abriga diversos empreendimentos turísticos, além de representantes de Guarapuava, Maringá, Paranaguá e o Convention and Visitors Bureau de Curitiba.
A missão em Buenos Aires tem como propósito promover os destinos turísticos do Paraná, atrair mais turistas argentinos e aumentar a possibilidade de voos diretos entre os dois países. Segundo o secretário de turismo, Marcio Nunes, atualmente já existem voos diretos de Buenos Aires e Montevidéu para Curitiba, e se houver um aumento no número de turistas dessas regiões, é possível que mais voos sejam disponibilizados, fazendo com que o Paraná se torne uma porta de entrada para turistas estrangeiros não só para o Brasil, mas também para o Uruguai, Argentina e Paraguai.
O secretário ressalta que a próxima participação em uma feira internacional será no Paraguai, e enfatiza a importância da união dos países para fortalecer o turismo, transformando-o em uma indústria limpa e sustentável, além de ser uma grande fonte de emprego e renda.
Camila Aragão, diretora-geral da SETU, destaca que o governo está investindo na promoção do turismo e deixando a timidez de lado. Ela ressalta que, até o momento, todas as participações em feiras internacionais foram através da Embratur, mas agora a Secretaria está trabalhando de forma independente, buscando atrair turistas argentinos para a próxima temporada de verão e, independente da época, atrair turistas internacionais em geral. Aragão afirma que o estado está investindo de forma efetiva, contando com a importante parceria dos empresários locais nesse processo.
A participação do Paraná na Fit América Latina 2023 reforça o compromisso do estado em fortalecer o turismo, divulgar seus atrativos e aumentar o fluxo de visitantes internacionais, movimentando a economia local e gerando novas oportunidades de emprego e renda.