Apesar de manter uma visão construtiva sobre a economia americana, o IFF destaca que os investidores estão agindo com cautela devido aos riscos geopolíticos que atualmente pairam sobre o cenário econômico global. Como resultado, temos observado uma desmontagem de posições que visavam baixa volatilidade nos mercados, o que tem ocasionado a desvalorização das moedas dos emergentes e o aumento da volatilidade nos preços dos ativos.
Diante dessa situação, o instituto alerta para a possibilidade de que a estabilidade financeira dos mercados emergentes seja comprometida. No entanto, os analistas do IIF acreditam que esses mercados estão preparados para lidar com o aumento do risco e resistir a quedas adicionais.
Em meio a essa turbulência, o IFF projeta que o Federal Reserve (Fed), o Banco Central dos Estados Unidos, poderá cortar as taxas de juros em sua próxima reunião. Os mercados já estão precificando cortes acumulados de 150 pontos-base nas taxas dos fundos federais até o final do ano, o que, na opinião do IFF, é considerado um movimento “excessivo”.
Portanto, é importante ficar atento às movimentações dos mercados financeiros nos próximos dias, uma vez que a incerteza em torno da economia dos Estados Unidos e dos mercados emergentes continua a impactar os investidores ao redor do mundo.






