Com a anulação dos votos de Professor Joziel, o primeiro colocado, Léo Vieira (Republicanos), acabou superando a marca de 50% dos votos válidos já no primeiro turno. Anteriormente, Vieira possuía 49,82% dos votos (122.399) e disputaria o segundo turno contra Valdecy da Saúde (PL), que havia obtido 33,01% dos votos (81.102). No entanto, com a decisão do TRE-RJ, que anulou os 2.624 votos recebidos pelo candidato do DC, Léo Vieira passou a liderar com 50,91% dos votos válidos, sendo declarado o novo prefeito do município de São João de Meriti.
A decisão que suspendeu o segundo turno na cidade foi assinada pela juíza Renata Travassos Medina de Macedo, da 88ª Zona Eleitoral. De acordo com informações do TRE-RJ, o motivo da anulação dos votos de Professor Joziel foi o não cumprimento do prazo legal para a troca do candidato a vice-prefeito, Felipe Juventude (DC), até 17 de setembro. Felipe Juventude teve seu registro indeferido com trânsito em julgado da sentença em 11 de setembro, o que levou à decisão do TRE-RJ.
Com essa reviravolta nas eleições municipais de São João de Meriti, Léo Vieira assume o cargo de prefeito de forma definitiva, após a decisão do TRE-RJ. A população e os envolvidos na política local agora aguardam para ver quais serão os próximos passos do novo gestor em relação à administração do município.