Com a proximidade dos feriados da Proclamação da República e Consciência Negra, que ocorrem nos dias 15 e 20 de novembro, as empresas ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) terão mudanças em suas operações. CPTM, Metrô e EMTU monitorarão ininterruptamente as respectivas operações para ajustar a oferta de trens e ônibus, caso seja necessário.
Na quarta-feira, dia 15, e na segunda-feira, dia 20, a programação de viagens nas linhas de trens da CPTM e das linhas de ônibus intermunicipais gerenciadas pela EMTU será equivalente à praticada aos domingos. Informações detalhadas sobre horários de partida e itinerários dos coletivos podem ser obtidas nos sites da EMTU ou no aplicativo disponível para iOS e Android.
O Metrô também contará com alterações durante os feriados. Na Linha 3-Vermelha, das 4h40 às 14h do dia 15, os trens operarão com velocidade reduzida em toda a sua extensão, de Palmeiras-Barra Funda a Corinthians-Itaquera, para a continuidade das obras de instalação das portas de plataforma da estação Guilhermina-Esperança. Já na Linha 15-Prata, os passageiros serão atendidos gratuitamente por 24 ônibus articulados do sistema Paese, de Vila Prudente a Jardim Colonial, devido a testes no sistema de sinalização e controle dos trens.
Para viajar, os passageiros podem comprar bilhetes digitais QR CODE via Whatsapp, aplicativo TOP, ATMs distribuídas por todas as estações do Metrô e da CPTM, e em pontos de venda na capital e região metropolitana.
Nos sábados, domingos e feriados, os passageiros podem embarcar com suas bicicletas no Metrô e na CPTM em qualquer horário. Já nos dias úteis, de segunda a sexta, o embarque é permitido entre 10h e 16h e das 21h até o encerramento da operação, com limite de quatro bicicletas por viagem.
Além disso, passageiros que quiserem aproveitar os feriados para passear com seus animais de estimação podem levá-los nos trens da CPTM e do Metrô, nos ônibus intermunicipais gerenciados pela EMTU e nas composições do VLT na Baixada Santista. Importante ressaltar que os animais não podem pesar mais que dez quilos, não podem ser ferozes e devem estar em caixa apropriada.
Dessa forma, as empresas ligadas à STM estão preparadas para atender o número de passageiros previstos durante os feriados, assim como para proporcionar alternativas aos passageiros que pretendem utilizar o transporte público.
