Segundo informações de amigos da família, Rodrigo estava habilitado para pilotar a moto aquática, sendo que ambos sempre faziam passeios com o veículo, utilizando coletes salva-vidas como medida de segurança. O desaparecimento dos jovens foi percebido por uma tia, que acionou os bombeiros para realizar as buscas na região do Jardim Coronel.
As buscas tiveram início no sábado com o apoio da Polícia Militar, e foram interrompidas durante a noite, sendo retomadas somente no domingo, quando os corpos foram encontrados. De acordo com o Corpo de Bombeiros, os corpos estavam em uma área de mangue sem sinais de violência, nem de roubo de objetos. O rio Preto é um afluente do rio Itanhaém, que desagua no mar na praia da Saudade.
A moto aquática foi encontrada danificada, levantando a suspeita de que os irmãos tenham sofrido um acidente durante o passeio. O caso será investigado pela Polícia Civil e pela Capitania dos Portos de São Paulo, a fim de esclarecer as circunstâncias da tragédia.
A comunidade local está consternada com a perda dos jovens, que eram moradores da região e apreciavam os momentos de lazer nas águas do rio Preto. As famílias e amigos estão em luto e pedem por justiça e esclarecimentos sobre o ocorrido. A triste notícia chocou a cidade de Itanhaém e as autoridades investigam o caso para entender o que realmente causou a morte dos irmãos.