Temporais históricos deixam 800 mil pessoas sem luz em São Paulo, afirma diretor da Enel.

No último domingo (5), em entrevista à CNN, o diretor de mercado da Enel São Paulo, André Oswaldo dos Santos, relatou que a empresa está enfrentando um evento climático de proporções inéditas. De acordo com ele, esta é a primeira vez que a companhia precisa lidar com temporais da magnitude dos que atingiram o estado na última sexta-feira (3).

Santos ressaltou que a Enel São Paulo realiza seu planejamento com base no histórico climático, porém, nunca havia ocorrido um fenômeno dessa natureza em São Paulo nos últimos 30 anos. Portanto, as chuvas intensas superaram todas as expectativas e a empresa teve que tomar medidas emergenciais para enfrentar os danos causados.

Apesar de estar preparada para contingências, a Enel não estava prevendo uma tempestade dessa magnitude. O diretor afirmou que funcionários com mais de 25 ou 30 anos na empresa nunca haviam testemunhado algo semelhante.

A situação ainda é crítica, pois cerca de 800 mil moradores continuam sem energia elétrica desde a última sexta-feira, de acordo com dados fornecidos pela Enel. A falta de luz já dura quase dois dias e a empresa está trabalhando incansavelmente para solucionar o problema o mais rápido possível.

Oswaldo também comentou sobre a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nas regiões afetadas. Segundo ele, todas as 308 escolas que estão aplicando as provas estão com energia elétrica e funcionando normalmente.

Quanto à falta de água, o governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, atribuiu a interrupção no abastecimento à falta de energia elétrica. As bombas e estações de tratamento e elevatórias não podem funcionar sem eletricidade. O governador ressaltou a importância de restabelecer a energia para normalizar a situação da água.

Para lidar com essa crise, um gabinete de crise foi criado para estabelecer um diálogo claro e eficiente entre o governo estadual e as concessionárias de energia. O governo exige que as empresas comuniquem de forma transparente e precisa com os clientes.

A Enel informou que disponibilizará um canal para solicitação de indenização por perdas materiais causadas pela chuva. Os interessados poderão fazer a solicitação através do site da empresa, que analisará cada caso de forma individualizada.

As autoridades estão trabalhando intensamente para solucionar todos os problemas causados pelos temporais. A prioridade é restaurar o fornecimento de energia elétrica e água para que a população possa retornar à normalidade o mais breve possível.

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