Durante a cerimônia, que aconteceu no Palácio dos Bandeirantes, Tarcísio ressaltou a importância de se investir em ações preventivas diante das mudanças climáticas que têm sido cada vez mais frequentes no país. Ele destacou que a Defesa Civil do Estado está trabalhando em parceria com os municípios para garantir uma rede de proteção e prevenção eficiente.
O evento contou com a presença do secretário-chefe da Casa Militar e coordenador da Defesa Civil do Estado, coronel PM Henguel Ricardo Pereira, do presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), André do Prado, além de deputados, prefeitos, vereadores e agentes dos sistemas de Defesa Civil.
As obras entregues atendem aos municípios de Aparecida D’Oeste, Araraquara, Caiuá, Duartina, Eldorado, Floreal, Franco da Rocha, General Salgado, Getulina, Guariba, Paraibuna, Ribeirão Corrente, Rinópolis, Santa Isabel, São Francisco, Três Fronteiras, Ubatuba e Uru. Entre as obras, destaca-se o muro de contenção erguido na rua São Carlos, em Franco da Rocha, com investimento de R$ 7,1 milhões.
Em Uru, foi realizada a reconstrução de um trecho danificado por chuvas na Estrada Vicinal Tercílio Ribeiro. Em Ubatuba, a Defesa Civil reconstruiu um trecho da estrada municipal da Almada, danificado após fortes chuvas em fevereiro de 2022. Além disso, foi construído um muro de contenção para evitar novos deslizamentos de terra, com investimento total de R$ 2,2 milhões.
Quanto aos convênios, oito cidades serão beneficiadas: Álvares Machado, Ferraz de Vasconcelos, Franco da Rocha, Laranjal Paulista, Lins, Pinhalzinho, São Sebastião e Tupã. Na região metropolitana de São Paulo, serão destinados quatro convênios para Ferraz de Vasconcelos e um para a segunda etapa da obra da rua São Carlos, em Franco da Rocha.
Em Tupã, a Defesa Civil investirá recursos estaduais na reconstrução de uma galeria na Praça 500 anos, que foi danificada após um rompimento no início deste ano. Tarcísio deve confirmar a autorização dos serviços durante sua visita à cidade ainda nesta segunda-feira.
Além dessas obras, o governador anunciou a compra de 22 novas picapes que reforçarão a frota dos sistemas municipais de Defesa Civil. Também serão adquiridos kits de combate a incêndio, motosserras e sopradores. A previsão é de que a entrega dessas novas aquisições seja concluída até o final deste ano. Desde janeiro de 2023, a Defesa Civil do Estado já entregou cem veículos e mais de 500 equipamentos para fortalecer os serviços de proteção nos municípios.