Suspensão da Operação Carro-Pipa na Paraíba causa situação de calamidade: senador faz apelo ao governo para restabelecer abastecimento de água.

Na última quarta-feira (3), o senador André Amaral, representante da União-PB, fez um pronunciamento alarmante sobre a suspensão da Operação Carro-Pipa em algumas cidades da Paraíba, promovida pelo governo federal. A operação, que é coordenada pelo Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional em parceria com o Exército, é responsável por fornecer água potável para a população nordestina há mais de duas décadas.

A preocupação do senador se justifica diante da gravidade da situação. Com a interrupção desse serviço essencial, milhares de famílias estão sendo privadas do acesso básico à água potável, o que configura uma verdadeira situação de calamidade. Como ele ressaltou em seu discurso, a falta de água potável impacta diretamente nas atividades diárias, como cozinhar, saciar a sede, manter a higiene pessoal e até mesmo na criação de animais de subsistência.

Apesar de a Paraíba ser beneficiada pelo Projeto de Transposição do Rio São Francisco, Amaral destacou que a infraestrutura atual não é capaz de atender a demanda de todos os municípios do Semiárido. Nesse contexto, ele enfatizou a importância de manter a Operação Carro-Pipa e expandir o sistema de reservatórios interligados para garantir a segurança hídrica na região.

Diante da grave situação de calamidade e desespero enfrentada pela população dos 44 municípios paraibanos afetados pela suspensão da operação, o senador fez um apelo urgente ao governo federal, especialmente ao ministro Waldez Góes, do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional. Ele solicitou o restabelecimento imediato dos serviços da Operação Carro-Pipa, a fim de garantir a dignidade e o abastecimento de água para a população local.

É fundamental que o governo federal atenda a esse apelo e restabeleça o fornecimento de água potável para as famílias que estão sofrendo com a falta desse recurso vital. A população não pode ser privada de um direito humano básico e essencial como o acesso à água potável. A retomada da Operação Carro-Pipa é urgente e necessária para preservar a dignidade e a sobrevivência das pessoas afetadas por essa suspensão.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo