Durante a partida, que aconteceu no estádio Couto Pereira, em Curitiba, torcedores do Internacional atiraram sinalizadores na área próxima aos reservas gremistas, o que resultou na paralisação do jogo aos 21 minutos do segundo tempo. A Segunda Comissão Disciplinar do STJD foi responsável por julgar o caso, com o relator Luiz Gabriel pedindo a condenação de ambos os clubes, porém, a maioria dos auditores decidiu pela absolvição do Grêmio e condenação do Internacional.
Além do caso envolvendo Internacional e Grêmio, outros clubes também foram julgados no STJD. O Vitória e o Botafogo foram punidos por atraso no retorno para o segundo tempo de uma partida válida pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. O zagueiro Kannemann, do Grêmio, foi absolvido de uma entrada violenta no jogo contra o Cruzeiro, assim como o Fluminense escapou de punição após incidente relatado na súmula em um duelo contra o Criciúma.
Por fim, o ABC e o Remo foram punidos pela Terceira Comissão Disciplinar devido a uma confusão generalizada que resultou na paralisação de um jogo pela Série C. Ambos os clubes foram multados em R$ 10 mil e tiveram a perda de um mando de campo como punição. A Procuradoria do STJD enquadrou os clubes por desordem na partida, que ocorreu no estádio Frasqueirão, em junho.
As decisões do STJD podem ainda ser alvo de recursos por parte dos clubes envolvidos, e as punições fazem parte das medidas adotadas para garantir a disciplina e a conduta adequada nos jogos de futebol no Brasil. O tribunal continua atuando como órgão disciplinador do esporte, atento a situações que possam violar as regras e prejudicar o bom andamento das competições.