Senadora Mara Gabrilli apresenta projeto para promover inclusão e respeito à diversidade na educação brasileira.

O Senado Federal está em destaque com a apresentação de um projeto de lei pela senadora Mara Gabrilli (PSD-SP), que visa promover a inclusão e o respeito à diversidade no ambiente educacional. O projeto, denominado PL 3.289/2024, propõe alterações na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei 9.394/1996, para garantir o respeito à diversidade humana, linguística, cultural e identitária de imigrantes, refugiados e indígenas.

Essa iniciativa legislativa pretende ampliar o escopo da LDB, que já prevê o respeito às especificidades de surdos, surdocegos e pessoas com deficiência auditiva, mas ainda não contempla de forma explícita as necessidades e direitos de outros grupos vulneráveis. Para a senadora Mara Gabrilli, é fundamental garantir que essas pessoas, muitas vezes vítimas de perseguição e exclusão, encontrem nas instituições educacionais um ambiente acolhedor que lhes ofereça oportunidades para reconstruir suas vidas.

Com o aumento do número de imigrantes e refugiados que buscam estabelecer-se no Brasil, é crucial que o sistema educacional esteja preparado para lidar com a diversidade desses novos residentes. Além disso, a proposta reforça a importância de respeitar as culturas e línguas indígenas no contexto educacional, conforme previsto na Constituição Federal e na LDB.

Durante uma audiência pública na Comissão Mista Permanente sobre Migrações Internacionais e Refugiados (CMMIR), coordenada pela senadora Mara Gabrilli, ficou evidente a necessidade de políticas públicas que garantam a inclusão e permanência de crianças e jovens imigrantes e refugiados nas escolas públicas do país. Representantes do Ministério dos Direitos Humanos e de organizações da sociedade civil presentes na audiência apoiaram a proposta de ação legislativa para lidar com os desafios enfrentados por esses grupos.

Dessa forma, a senadora Mara Gabrilli destaca a importância de promover a inclusão e o respeito à diversidade no ambiente educacional brasileiro, visando garantir oportunidades iguais para todos os cidadãos, independentemente de sua origem, cultura ou identidade.

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