Senador critica acesso à internet nas escolas públicas brasileiras e denuncia falhas no programa Escolas Conectadas

O senador Izalci Lucas (PL-DF) fez duras críticas ao acesso à internet nas escolas públicas do Brasil durante um pronunciamento realizado na última terça-feira (16). De acordo com o parlamentar, 42% das escolas monitoradas pelo programa Escolas Conectadas apresentam uma conexão considerada ruim ou péssima. Izalci também ressaltou que quase metade das escolas públicas não são monitoradas quanto à qualidade da internet, o que denota uma séria falha na execução e fiscalização do programa do governo federal.

Durante seu discurso, o senador apontou que a situação é ainda mais preocupante no norte do país, onde a maioria das escolas do Amapá, Roraima e Acre não têm nenhum tipo de monitoramento de rede. Ele destacou que 90% das escolas no Amapá não passam por avaliação sobre a velocidade da internet, enquanto em Mato Grosso do Sul, 64% das escolas públicas têm uma conexão de má qualidade.

Izalci questionou o comprometimento real do governo com a educação pública e levantou dúvidas sobre os resultados do investimento de R$ 8,8 bilhões prometidos para o programa Escolas Conectadas. O senador enfatizou que, embora o Ministério da Educação afirme que mais de 120 mil escolas já foram alcançadas pelas etapas iniciais de implementação da internet, a realidade dos números mostra que grande parte desse alcance é apenas ilusório.

Para o senador, a falta de uma conexão de qualidade torna qualquer avanço tecnológico um desperdício de recursos. Ele questionou a eficácia dos investimentos em equipamentos e formação de equipes pedagógicas se a infraestrutura básica, como a internet de qualidade, não está presente nas escolas.

Diante dessa realidade, Izalci Lucas concluiu seu discurso destacando a importância da transparência e do controle efetivos para garantir um acesso digno à internet nas escolas públicas, e cobrou ação imediata por parte do governo para solucionar essa questão essencial para a educação no país.

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