O requerimento para a realização da sessão foi feito pelo senador Dr. Hiran, do PP de Roraima, que ressaltou a importância de reconhecer e celebrar o trabalho dos médicos, que enfrentam diversos desafios em sua profissão. Segundo o parlamentar, os profissionais da saúde merecem ser valorizados por sua contribuição para a sociedade.
Na justificativa do requerimento, Dr. Hiran, que é médico oftalmologista, destacou a importância da medicina como ciência fundamental para investigar, prevenir, controlar e curar doenças, sempre visando preservar a saúde das pessoas. O termo “medicina” tem origem no verbo latino “mederi”, que significa curar e tratar, evidenciando a relevância do trabalho dos médicos.
Além do senador Dr. Hiran, o requerimento da sessão em homenagem ao Dia do Médico também foi assinado por outros senadores, como Alan Rick, Damares Alves, Esperidião Amin, Hamilton Mourão, Izalci Lucas, Lucas Barreto, Marcos Rogério, Romário e Tereza Cristina. Todos os parlamentares destacaram a importância de celebrar e reconhecer o trabalho dos profissionais da saúde.
A sessão especial está marcada para as 10h e promete reunir autoridades e representantes do setor médico para reconhecer a dedicação e o comprometimento dos médicos brasileiros. A data é uma oportunidade para agradecer e valorizar o trabalho essencial desses profissionais, que têm um papel fundamental na promoção da saúde e no cuidado com a vida das pessoas.