O Senado tem se destacado como referência em questões de equidade de gênero e raça desde 2011, quando aderiu ao Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça. A diretora-geral do Senado, Ilana Trombka, enfatizou o trabalho colaborativo e estruturado da Casa ao longo dos anos em relação às ações de gênero e raça, ressaltando a importância de ações focadas não apenas na equidade de gênero, mas também na diversidade racial.
O Plano de Equidade conta com a colaboração de representantes de 19 setores do Senado, que definiram 34 objetivos e 79 iniciativas distribuídas em cinco eixos temáticos. O trabalho é coordenado pelo Comitê Permanente pela Promoção da Igualdade de Gênero e Raça, com apoio da Procuradoria Especial da Mulher. O plano tem ações alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e os objetivos estratégicos do Senado Federal.
Diversas autoridades e representantes de órgãos públicos participaram do lançamento do plano, destacando a importância de ações afirmativas para a promoção da igualdade e o combate à discriminação. O senador Paim anunciou que enviará ofícios solicitando a votação de projetos relacionados à equidade de gênero e raça, demonstrando o compromisso do Senado com a promoção da igualdade em todas as suas esferas de atuação.
O engajamento e a colaboração de diversos setores da sociedade são essenciais para que a equidade de gênero e raça se torne uma realidade em todos os espaços, garantindo que cada indivíduo tenha oportunidades iguais e sejam tratados com respeito e dignidade. O lançamento do terceiro Plano de Equidade do Senado Federal representa mais um passo importante nesse caminho rumo à igualdade e diversidade.