A data vai além do fato de marcar a mudança de estação e de ser o dia mais longo do ano na parte sul do mundo. Para algumas sociedades e religiões, o Solstício é marcado por simbolismos e significados.
Além do início do verão, a semana também é repleta de datas especiais para grupos segmentados. Em 18 de dezembro, é o Dia Internacional dos Migrantes, uma comemoração estabelecida pela Resolução 55/93 da ONU em 4 de dezembro de 2000.
No mesmo dia, celebramos o Dia Nacional do Museólogo no Brasil, conforme estabelecido pelo Decreto de 31 de maio de 2004, que também instituiu a “Semana dos Museus”. Já o 20 de dezembro é o Dia do Poeta Cordelista. A EBC já fez diversas publicações sobre a manifestação artística popular que se utiliza de rimas para contar histórias.
No dia 18 de dezembro, celebramos o 80º aniversário do nascimento do músico, compositor e guitarrista inglês Keith Richards, integrante da icônica banda The Rolling Stones.
No mesmo dia, também comemoramos o centenário do nascimento do compositor e ator fluminense Dorival Silva, conhecido como Chocolate.
Já o dia 22 de dezembro marca a memória do seringueiro sindicalista, ativista político e ambientalista Chico Mendes, que dedicou sua vida à defesa da Amazônia e dos direitos dos trabalhadores rurais.
Para fechar a semana, há dois episódios que chamam atenção e causam controvérsia no dia 19. Há 50 anos, foi publicado o Estatuto do Índio, documento amplamente criticado por lideranças dos direitos indígenas. Também completa 40 anos o roubo da Taça Jules Rimet na sede da CBF, no Rio de Janeiro.
Além disso, a semana está repleta de outras datas importantes e fatos históricos, como a primeira transmissão televisiva ao vivo do espaço, o primeiro voo de aeroplano dos Irmãos Wright, o lançamento da missão Apollo 8, entre outros eventos marcantes.
Nesta época do ano, é importante refletir sobre as datas comemorativas e os fatos históricos que nos trouxeram até aqui, ao mesmo tempo em que celebramos o início de uma nova estação e nos preparamos para as festividades de fim de ano. É um momento para olhar para trás e para frente, enquanto reconhecemos o valor e significado de cada data e acontecimento.