Os presos, sendo três mulheres e três homens com idades entre 20 e 28 anos, eram provenientes de diferentes estados do Brasil – quatro do Ceará, um de Minas Gerais e um do Rio de Janeiro. Suas identidades não foram reveladas pelas autoridades.
A ação da Polícia Federal ocorreu durante uma fiscalização de rotina no Aeroporto do Galeão, que contou com o auxílio de informações de inteligência e equipamentos para identificar a presença da droga ingerida pelos jovens em centenas de cápsulas. Após a descoberta, os policiais efetuaram as prisões em flagrante.
O caso chamou a atenção para a prática do chamado “tráfico de mulas”, em que indivíduos são recrutados para transportar drogas em seus próprios corpos. Esse tipo de crime é comum em aeroportos e portos, onde traficantes tentam enviar drogas para outros países de forma clandestina.
As autoridades destacaram a importância da atuação da Polícia Federal e reforçaram o compromisso em combater o tráfico de drogas e outras atividades ilícitas. Os seis jovens detidos foram encaminhados para a delegacia para prestarem depoimento e ficarem à disposição da Justiça.