O secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva, destacou a importância da iniciativa para aprimorar a execução orçamentária e financeira das compras. Ele ressaltou que qualquer problema de logística interno não pode prejudicar a prestação de serviços aos pacientes. Com a atuação do comitê, também serão realizadas revisões e racionalizações nos processos de trabalho, incluindo os contratos em execução.
A criação do comitê irá desburocratizar e agilizar as compras de materiais e medicamentos nas 39 unidades de saúde do estado. Isso resultará em aquisições mais rápidas, em maior escala e com economia de recursos, além de agilizar o fornecimento de medicamentos e a realização de procedimentos cirúrgicos.
O projeto contará com a participação de diversas coordenadorias, como a Coordenadoria Geral de Administração, a Coordenadoria de Serviços de Saúde, a Coordenadoria de Ciências, Tecnologia e Insumos Estratégicos de Saúde, a Coordenadoria de Assistência Farmacêutica, a Coordenadoria de Gestão Orçamentária e Financeira e a Coordenadoria de Controle de Doenças. A atuação conjunta dessas coordenadorias possibilitará a padronização das atividades de compras, respeitando a legislação pertinente.
Além disso, o comitê será responsável por identificar as necessidades específicas de insumos de todas as unidades de saúde ligadas à SES-SP, promover uma gestão estratégica de suprimentos e elaborar manuais sobre compras com orientações para a gestão de documentos. Também será realizado um estudo para identificar os itens de uso comum que poderão ser adquiridos de forma centralizada, priorizando a utilização das Atas de Registro de Preço.
Em suma, a criação do Comitê Estratégico de Compras e Contratações representa um importante avanço na área da saúde em São Paulo. A medida permitirá um melhor controle e eficiência nas compras de materiais e medicamentos, garantindo um atendimento de qualidade aos pacientes.