O PL 200/2024 destaca a intenção da Prefeitura de São Paulo de doar algumas áreas localizadas no centro da cidade, como o Parque Princesa Isabel, para a administração estadual. As quadras que serão doadas estão situadas nas proximidades de importantes vias da região central, como as avenidas Rio Branco e Duque de Caxias, e as ruas Guaianases e Helvétia, somando mais de 33,4 mil metros quadrados de terrenos.
A aprovação do projeto se deu de forma simbólica, sem votação nominal, contudo, as bancadas do PSOL e do PT se mostraram contrárias à iniciativa. O vereador Fabio Riva (MDB), líder do governo na Casa, ressaltou a importância da proposta para a requalificação e pertencimento do centro da cidade. Já a vereadora Sonaira Fernandes (PL) e o vereador Senival Moura (PT) destacaram pontos que precisam de ajustes para a segunda rodada de votação.
Outros projetos também foram aprovados, como a mudança de nome do Parque Ibirapuera para Parque Ibirapuera – Rita Lee, o incentivo à inclusão de mensagens educativas em materiais escolares sobre os malefícios do tabaco e drogas, e a denominação do Parque Verde da Mooca como Parque Verde da Mooca – Vereador José Índio.
A próxima Sessão Plenária está marcada para terça-feira (16/4), às 15h, e será transmitida ao vivo pelos canais oficiais da Câmara Municipal de São Paulo. O debate sobre a requalificação da região central e a transferência do Centro Administrativo do Estado promete gerar ainda mais discussões e análises por parte dos vereadores e da população local.