SÃO PAULO – Tarcísio de Freitas Anuncia Projeto Bilionário de Túnel Santos-Guarujá no 132º Aniversário do Porto de Santos

O Ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, confirmou o projeto de construção do túnel imerso Santos-Guarujá em comemoração ao 132º aniversário do Porto de Santos. Com um investimento de R$ 5,9 bilhões, o projeto irá atender a um antigo pleito da Baixada Santista e representa um marco histórico para a região.

Durante a cerimônia de aniversário do Porto de Santos, o governador Tarcísio de Freitas ressaltou a importância dessa parceria entre o Governo de São Paulo e o Governo Federal para a concretização desse projeto. Ele enfatizou que o túnel trará benefícios significativos para a população local, como a redução do tempo de viagem, o aumento da produtividade, e a geração de empregos para os trabalhadores da região.

O projeto, que faz parte do Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP) e está integrado ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), receberá um aporte público de R$ 5,1 bilhões, dividido igualmente entre o Governo de São Paulo e a União, além da participação da iniciativa privada.

Previsto para ir a leilão no segundo semestre deste ano, o projeto já está em fase de consulta pública, com previsão de lançamento para março. A intenção é emitir uma licença prévia antes da realização do leilão.

O túnel, com uma extensão total de 1,5 km, será construído por meio de um túnel imerso de 870 metros, que ligará as regiões de Outeirinhos e Macuco, em Santos, ao bairro Vicente de Carvalho, em Guarujá. Além disso, o empreendimento contará com uma ciclovia, passagem para pedestres e três faixas de rolamento por sentido, sendo uma adaptável ao Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

Esse projeto terá um grande impacto positivo no sistema viário dos municípios, especialmente durante a alta temporada. Estima-se que o túnel reduzirá o tempo de deslocamento entre as duas cidades em cerca de 50 minutos, além de desafogar a Rodovia Cônego Domênico Rangoni (SP-055) e priorizar o uso do canal do porto para navios de carga e de passageiros.

Adicionalmente, o túnel beneficiará diariamente cerca de 28 mil usuários do sistema de catraias e balsas, reduzindo significativamente a demanda da balsa da Ponta da Praia e garantindo um acesso mais rápido de caminhões aos terminais portuários, o que deverá reduzir a emissão veicular de dióxido de carbono.

Em resumo, a construção do túnel imerso Santos-Guarujá representa um avanço significativo para a Baixada Santista, bem como um marco histórico para o Porto de Santos e toda a região. Com um investimento substancial e benefícios impactantes, o projeto promete transformar a mobilidade e a infraestrutura local, impulsionando o desenvolvimento econômico e social da região.

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