O flutuante, que é uma estrutura de metal e madeira, com 250 m² de superfície, realiza a ligação entre as embarcações atracadas e o píer, tornando possível a realização de duas operações simultâneas. O investimento total nessas melhorias foi de R$ 8 milhões. A secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, destacou a importância dessas melhorias para um serviço de qualidade à comunidade, considerando que essa travessia embarca cerca de 10 mil passageiros por dia.
Além disso, o Governo de São Paulo concluiu as melhorias programadas para Guarujá, dentro do megapacote de requalificação das travessias em embarcações. O próximo passo será a finalização da reforma da estação Praça da República, do outro lado da travessia, em Santos. Essa estação está passando por reformas que totalizam um investimento de R$ 5,5 milhões e abrangem desde a impermeabilização de paredes até a substituição de vidros e pisos internos e externos.
Essas melhorias, somadas às reformas das estações no Guarujá e em Santos e ao novo flutuante, totalizaram investimentos superiores a R$ 20 milhões. Além disso, a Semil investiu R$ 34,6 milhões em reformas de cinco ferry boats e tem previsto um pacote de R$ 243 milhões até o final de 2024 para a melhoria do sistema de balsas do estado. A travessia Santos/Vicente de Carvalho é uma das mais movimentadas do estado, transportando uma média diária de 9,9 mil passageiros, entre pedestres e ciclistas, com um total de 3,6 milhões de passageiros ao longo de 2023.






