SÃO PAULO – Governo de SP inaugura Residencial Joelma Pereira em Cerquilho para idosos de baixa renda com programa Vida Longa.

Nesta última segunda-feira, dia 5, o Residencial Joelma Pereira, integrante do programa Vida Longa, foi inaugurado no município de Cerquilho, localizado na região de Sorocaba. Este projeto faz parte da política habitacional e de proteção ao idoso do Governo do Estado de São Paulo, em parceria com as Secretarias Estaduais de Desenvolvimento Social (SEDS) e de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDHU), em conjunto com os municípios paulistas interessados.

O diretor da DRADS (Diretoria Regional de Assistência Social) de Sorocaba, Edgard Richard Martins, compareceu em representação ao secretário de Desenvolvimento Social, Gilberto Nascimento, enfatizando a importância e o impacto positivo que a iniciativa trará para a região. O investimento da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) totalizou R$ 4 milhões, resultando em um condomínio com 28 unidades, cada uma com cozinha, sala de estar e dormitório conjugados, banheiro e área de serviço.

O projeto foi desenvolvido considerando a acessibilidade universal, que preza pela facilidade de uso da moradia por indivíduos com dificuldades de locomoção temporárias ou permanentes. Arejado e bem iluminado, o residencial dispõe de itens de segurança como barras de apoio, pias e louças sanitárias em altura adequada, entre outros recursos que facilitam a vida dos moradores idosos.

Além disso, o residencial conta com espaços comuns de convivência, como um salão com refeitório, área para assistir televisão, área externa com churrasqueira e forno à lenha, bem como uma área destinada à prática de atividades físicas, oferecendo um ambiente propício para a socialização entre os moradores.

O Programa Vida Longa é destinado a pessoas idosas de baixa renda, a partir dos 60 anos, em situação de vulnerabilidade material e relacional, inscritas no CadÚnico, que vivam preferencialmente sozinhas e com fragilidades nos vínculos familiares. As cidades participantes do programa são responsáveis pela indicação dos beneficiários potenciais, doação de terrenos para a construção dos imóveis e pela gestão e manutenção dos empreendimentos após a conclusão das obras. Ademais, o investimento é a fundo perdido, e os moradores não pagam taxa de ocupação, nem contas de água e luz.

Em suma, o Residencial Joelma Pereira do programa Vida Longa representa um avanço significativo na política habitacional voltada para a terceira idade, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e o bem-estar dos idosos de baixa renda na região de Sorocaba.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo