Durante a visita, o governador destacou a importância da relação entre Brasil e Espanha, ressaltando a presença e o investimento de empresas espanholas no país, especialmente em São Paulo. Ele enfatizou o papel fundamental das empresas espanholas no setor de infraestrutura, citando a Acciona como responsável pela maior obra em execução na América Latina, com investimento de R$ 18 bilhões na cidade de São Paulo.
Recentemente, a tuneladora norte, conhecida como “tatuzão”, chegou à estação Itaberaba-Hospital Vila Penteado, marcando o avanço das obras. Com um diâmetro de 10,61 metros e peso de 2 mil toneladas, o equipamento será responsável por ligar a estação a outros pontos da linha, permitindo o avanço das obras em direção ao Pátio Morro Grande.
A construção da Linha 6-Laranja é considerada uma das maiores obras de infraestrutura da América Latina e está a cargo da concessionária Linha Universidade (Linha Uni). Com a chegada à estação Itaberaba, já são nove estações conectadas pelos túneis do novo ramal de metrô, evidenciando o avanço do projeto.
O CEO da Linha Uni, Jaime Juraszek, ressaltou o orgulho em ver o projeto da Linha 6-Laranja tomando forma e enfatizou o compromisso com a melhoria da mobilidade urbana em São Paulo. Atualmente, mais de 7 km de túneis foram construídos, com atividades em todas as 15 estações, no Pátio Morro Grande e nos 18 poços de ventilação.
A operação do “tatuzão” envolve uma equipe de aproximadamente 50 profissionais, que trabalham em três turnos diários. A máquina conta com estrutura adequada para a realização dos trabalhos, garantindo a segurança e eficiência da operação.
A Linha 6-Laranja é um empreendimento de parceria público-privada, com previsão de geração de 9 mil empregos durante as obras. Após a conclusão, o ramal metroviário será operado pela Linha Uni por 19 anos, beneficiando milhares de passageiros diariamente.
Com 15 km de extensão e 15 estações, a Linha 6-Laranja ligará a zona norte à região central de São Paulo, reduzindo significativamente o tempo de deslocamento dos moradores. A previsão é que a linha transporte cerca de 630 mil passageiros por dia, representando um ganho significativo para a mobilidade urbana na cidade.