SÃO PAULO – Escola do Parlamento de São Paulo: formação e capacitação para agentes públicos e munícipes visando a aproximação do Legislativo da cidade.

A Câmara Municipal de São Paulo tem investido na aproximação do Legislativo com a cidade por meio da Escola do Parlamento. Criada em 2011, a instituição tem como principal objetivo formar e capacitar agentes públicos e munícipes, difundindo conhecimentos socioeconômicos, políticos, ambientais, educacionais e culturais.

A Escola do Parlamento promove diversas ações, como cursos, seminários e incentivo à pesquisa técnico-acadêmica em parceria com outras instituições de ensino. Além disso, a escola conta com pesquisadores, docentes e especialistas que publicam estudos relevantes para a cidade e o funcionamento do Legislativo local.

A produção da instituição é dividida em quatro eixos temáticos. No eixo Estudos da Metrópole, são debatidos temas relativos à metrópole, serviços públicos e soluções sustentáveis. O eixo Estado, Instituições, Democracia e Participação Social trata do conhecimento ligado às atividades do Legislativo e mecanismos de participação.

No eixo Gestão e Políticas Públicas, a Escola do Parlamento incentiva a compreensão e participação no ciclo da política pública, desde a formulação até a avaliação de resultados. Já em Cultura, Educação e Cidadania, são discutidas práticas de participação social, onde as produções simbólicas e culturais estão ligadas à atuação cidadã.

Para acompanhar a agenda de eventos e cursos oferecidos pela Escola do Parlamento, basta acessar o link disponível no Portal da Câmara Municipal de São Paulo. A instituição tem sua organização e forma de funcionamento definidas no Regimento Interno da Câmara.

Com essas iniciativas, a Câmara Municipal busca fortalecer o diálogo entre o Legislativo e a sociedade, proporcionando conhecimento e capacitação para agentes públicos e munícipes, contribuindo para a construção de uma cidade mais democrática e participativa.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo