No litoral paulista, o calor será de verão mesmo estando no inverno. Em Santos, na Baixada Santista, a previsão é de temperatura máxima de 41°C na quarta-feira. Em Caraguatatuba, a máxima pode chegar aos 42°C no mesmo dia. Apesar das previsões de chuvas isoladas, a temperatura máxima na cidade do litoral norte poderá atingir 39°C na quinta-feira (24).
Segundo a Defesa Civil estadual, situações extremas são esperadas nas faixas oeste e noroeste paulista, principalmente nas regiões de Jales e Araçatuba, onde os termômetros podem chegar aos 40°C durante a tarde. Nessas regiões, é necessário ficar atento à umidade relativa do ar, que pode ficar abaixo dos 20%. A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que um índice inferior a 60% é prejudicial à saúde.
Na cidade de São Paulo, a população também terá dias de calor intenso. A previsão para terça-feira é de média máxima de 31°C, enquanto na quarta-feira a temperatura sobe um pouco mais, chegando aos 33°C. Esses valores estão bem acima da média máxima do mês de 24,2°C. No último dia 20, a média na cidade alcançou 26,5°C. É possível que seja registrado um novo recorde de calor para agosto.
Além disso, o Triângulo Mineiro e o norte de Minas Gerais, na região Sudeste, também podem sofrer com baixos valores de umidade relativa do ar, inferiores a 30%, de acordo com o Inmet. Em algumas situações especiais, o ar quente pode se espalhar até sobre os estados da região Sul, causando extremos de calor em relação ao padrão normal de temperaturas para o mês.
No entanto, para o fim da semana, a previsão é de uma queda brusca na temperatura devido à chegada de uma frente fria. Na sexta-feira (25), com céu nublado e pancadas de chuva, a máxima esperada é de 20°C na capital paulista. No litoral paulista, a temperatura continuará próxima dos 30°C.