São Paulo enfrentará temperaturas acima de 40ºC nos próximos dias, alertam meteorologistas. A população deve se preparar para o calor intenso.

Uma forte massa de ar quente está trazendo altas temperaturas, tempo seco e baixa umidade para as regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil nesta semana, de acordo com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). No estado de São Paulo, por exemplo, as temperaturas devem ultrapassar os 40°C em várias regiões ao longo da tarde, principalmente na quarta-feira (23).

No litoral paulista, o calor será de verão mesmo estando no inverno. Em Santos, na Baixada Santista, a previsão é de temperatura máxima de 41°C na quarta-feira. Em Caraguatatuba, a máxima pode chegar aos 42°C no mesmo dia. Apesar das previsões de chuvas isoladas, a temperatura máxima na cidade do litoral norte poderá atingir 39°C na quinta-feira (24).

Segundo a Defesa Civil estadual, situações extremas são esperadas nas faixas oeste e noroeste paulista, principalmente nas regiões de Jales e Araçatuba, onde os termômetros podem chegar aos 40°C durante a tarde. Nessas regiões, é necessário ficar atento à umidade relativa do ar, que pode ficar abaixo dos 20%. A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que um índice inferior a 60% é prejudicial à saúde.

Na cidade de São Paulo, a população também terá dias de calor intenso. A previsão para terça-feira é de média máxima de 31°C, enquanto na quarta-feira a temperatura sobe um pouco mais, chegando aos 33°C. Esses valores estão bem acima da média máxima do mês de 24,2°C. No último dia 20, a média na cidade alcançou 26,5°C. É possível que seja registrado um novo recorde de calor para agosto.

Além disso, o Triângulo Mineiro e o norte de Minas Gerais, na região Sudeste, também podem sofrer com baixos valores de umidade relativa do ar, inferiores a 30%, de acordo com o Inmet. Em algumas situações especiais, o ar quente pode se espalhar até sobre os estados da região Sul, causando extremos de calor em relação ao padrão normal de temperaturas para o mês.

No entanto, para o fim da semana, a previsão é de uma queda brusca na temperatura devido à chegada de uma frente fria. Na sexta-feira (25), com céu nublado e pancadas de chuva, a máxima esperada é de 20°C na capital paulista. No litoral paulista, a temperatura continuará próxima dos 30°C.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo