O estado de São Paulo, juntamente com outras regiões do país, está passando por uma onda de calor, com temperaturas que ultrapassam os 5°C acima da média por pelo menos cinco dias consecutivos. O meteorologista Ernesto Alvin Grammelsbacher, do Inmet, prevê que essa onda de calor deve persistir até sábado (4), com temperatura elevada e sem previsão de chuva até a próxima terça-feira (8).
A média máxima para o mês de maio é de 23,4°C, conforme dados do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) da Prefeitura de São Paulo. Nesta quarta-feira (1º), a temperatura máxima provisória registrada pelo Inmet foi de 31°C na estação meteorológica de Santana, o que evidencia a intensidade do calor na região.
Segundo Josélia Pegorim, São Paulo está sob a influência de um bloqueio atmosférico que mantém o estado com sol, ar seco e temperaturas acima do normal para esta época do ano. A umidade relativa do ar na região da Sé, no centro da capital, chegou a 31%, um índice abaixo do recomendado pela OMS para a saúde humana.
Diante desse cenário, a recomendação é que as pessoas se mantenham hidratadas e evitem a exposição direta ao sol entre 11h e 16h. A passagem de uma frente fria pelo litoral paulista na sexta-feira (3) pode trazer algumas pancadas de chuva isoladas, porém não é esperado um resfriamento significativo nas temperaturas. O fim de semana promete ser quente, com máximas entre 30°C e 31°C na cidade de São Paulo, mantendo o padrão de altas temperaturas para o mês de maio.