A vereadora, autora do Projeto de Decreto Legislativo 102/2023 que concedeu o título a Hwang, destacou o empenho do homenageado na aproximação entre a Coreia do Sul e São Paulo em diversos aspectos, como econômico, cultural e educacional. Segundo ela, o cônsul contribuiu significativamente para transformar a região do Bom Retiro em um ponto de referência para a comunidade coreana, tornando-o um local turístico, cultural e gastronômico.
Hwang Insang, nascido em Seul em 1968, é um diplomata que já atuou em diversos países, como Jordânia, Bélgica, China e Estados Unidos. Desde 2021, ocupava o cargo de cônsul-geral em São Paulo, mas se prepara para se despedir no início do próximo mês. Durante sua gestão na cidade, o cônsul teve relevante participação no apoio à comunidade coreana durante a retomada pós-pandemia de Covid-19, incentivando negócios e a revitalização do bairro do Bom Retiro.
Emocionado com a homenagem recebida, Hwang expressou sua gratidão pela acolhida que teve em São Paulo e pela distinção conferida pela maior Câmara Municipal do Brasil. Para ele, é um privilégio encerrar sua missão no Brasil com esse reconhecimento e presente da cidade onde construiu parte de sua história como diplomata.
A cerimônia de entrega do Título de Cidadão Paulistano a Insang Hwang pode ser conferida na íntegra no vídeo disponível acima, que registra os momentos marcantes desse reconhecimento especial na Câmara Municipal de São Paulo.