A importância do programa é evidente, já que só em 2023, foram realizados 24.690 exames e percorridos 47 municípios. Neste ano, entre 2 e 27 de janeiro, as carretas atenderam 1.901 pacientes. Isso demonstra o impacto positivo que esse serviço tem na vida das mulheres, no diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama.
As próximas localidades a receberem as carretas de mamografia serão Leme, Santo Anastácio, Itirapina e Nova Campinas, entre fevereiro e março. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com atendimento de até 50 senhas e, aos sábados, das 8h às 12h, com atendimento de até 25 senhas, distribuídas por demanda espontânea e ordem de chegada.
Mulheres com idade entre 35 e 49 anos e acima de 70 anos também podem realizar o exame, desde que apresentem pedido médico do exame, RG e o Cartão do SUS.
Com datas e locais estabelecidos anteriormente, as carretas estarão disponíveis em Mogi Guaçu entre 30 de janeiro a 10 de fevereiro de 2024. Em Agudos, haverá atendimentos no mesmo período. Posteriormente, entre 15 e 24 de fevereiro, as carretas estarão em Leme e Santo Anastácio. Já entre 26 de fevereiro e 2 de março, oferecerão seus serviços em Itirapina, e entre 27 de fevereiro e 9 de março, em Nova Campina.
O incentivo e a facilidade promovidos pelo Programa Mulheres de Peito e suas Carretas da Mamografia são exemplos de como o sistema público de saúde pode impactar positivamente na qualidade de vida das mulheres. A realização de exames de mamografia é crucial para a prevenção e tratamento precoce do câncer de mama, e o programa tem cumprido um papel significativo nesse sentido.