Um dos diferenciais das ações em São Caetano é a utilização de dispositivos de auto disseminação de larvicidas e insumos, como refis de inseticida bioativo e cartões adesivos de captura de mosquitos. Esse método de contaminar as fêmeas do mosquito com larvicida permite ampliar a proteção contra o mosquito para toda a comunidade ao redor das escolas.
As armadilhas são compostas por pequenos recipientes com inseticida de alta potência, que são atrativos para as fêmeas do Aedes aegypti. Ao entrar em contato com o inseticida, as larvas são eliminadas, mas os mosquitos adultos não são afetados. O larvicida é disseminado pelas fêmeas, contribuindo para a redução do vetor da dengue.
Todo o produto utilizado segue as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), garantindo que não represente riscos para humanos ou outras espécies. Além disso, a ação terrestre conta com o apoio do monitoramento aéreo por drone, realizado pela Guarda Civil Municipal, para identificar locais com água parada.
Outra medida importante adotada pela Prefeitura de São Caetano foi a criação do Tele Dengue, um canal de WhatsApp para orientações, denúncias e atendimentos via telemedicina para moradores com sintomas da doença. Em apenas 20 dias de funcionamento, o serviço recebeu 621 acessos.
É fundamental que a população esteja atenta aos sintomas da dengue, como dor de cabeça, dor no corpo, manchas vermelhas, vômito e cansaço. Em casos de sinais de alerta, como sangramentos, é importante procurar o serviço de urgência e emergência ou o Hospital Municipal de Emergências Albert Sabin.
Com a implementação de diversas ações coordenadas, São Caetano segue trabalhando para combater a dengue e proteger a saúde da população.