O pontilhão terá 12 metros de largura por 6 metros de comprimento e ficará localizado sobre o córrego, próximo à altura do campo do Palestrinha. Esta é apenas uma das ações previstas para a avenida, que atualmente está passando pela última etapa de intervenções de alargamento. Após a conclusão das obras, o canteiro central impedirá as conversões à esquerda, direcionando o acesso pelas ruas Norberto Esteves e Maria Cardoso da Costa (paralela). Essa intervenção faz parte do pacote de duplicação da Samuel Aizemberg, com o objetivo de melhorar o fluxo de veículos na região.
A previsão de entrega do pontilhão é fevereiro de 2024, enquanto as obras da Samuel Aizemberg devem terminar no primeiro semestre do mesmo ano. A intervenção faz parte do projeto de implementação do Corredor Anchieta-Imigrantes e incluirá a fundação de 32 estacas metálicas, com 25 metros de comprimento, dispostas em dois blocos, além de 8 vigas pré-moldadas.
Em janeiro deste ano, a Prefeitura já havia realizado outra intervenção para melhorar o tráfego na região, ao liberar o retorno de acesso à Estrada Samuel Aizemberg na altura do Viaduto João Fernandes Filho (antigo viaduto Castelo Branco), medida que atendeu à reivindicação de motoristas. Com a alteração, quem acessa a Samuel Aizemberg, na região do Cooperativa (próximo à Imigrantes), sentido Centro, não precisa mais fazer todo o contorno no viaduto, passando pela Avenida dos Flamingos, para retornar à avenida (sentido bairro), o que resultou em redução no tempo de viagem.
O investimento total da atual gestão municipal em obras para melhorar o tráfego de veículos em São Bernardo é estimado em cerca de R$ 40 milhões. Além das obras na Estrada Samuel Aizemberg, a cidade também inaugurou recentemente o prolongamento da Avenida Juscelino Kubitschek, aporte de R$ 2,5 milhões, no Conjunto Habitacional Granja Ito, concentrado na região do Cooperativa, com o objetivo de otimizar o fluxo na região.






