No dia 28 de novembro, aconteceu a ação “De repente, o repente das ruas: música e arte em estêncil”, que teve início com a música “Anunciação”, de Alceu Valença, sendo cantada pelo grupo Cia Roda Viva e toda a plateia, composta por cerca de 30 usuários do Centro POP. Em seguida, houve a contação de histórias e, por último, a oficina de serigrafia, que atraiu vários dos presentes e os motivou a criar uma imagem que remetesse ao que gostariam de viver no futuro.
O gerente de Bibliotecas, Vitor Hugo Moraes, explicou que este é o primeiro polo do projeto de Bibliotecas Comunitárias da Secretaria de Cultura, com o objetivo de levar leitura a territórios onde não há um equipamento para instalação de uma unidade. Moraes ressaltou que a parceria com a Secretaria de Assistência Social é fundamental para contribuir com o processo de socialização dos usuários. Além disso, ele enfatizou que os usuários do Centro POP podem participar da rede de bibliotecas mesmo sem ter a comprovação de endereço.
Segundo Moraes, as atividades culturais no espaço de convivência do Centro POP contribuem para o resgate da autoestima, fortalecimento de vínculos e ressignificação de vida para processos de mudanças futuras. Além disso, a encarregada do Centro POP, Francine Monteiro Leal, destacou que as ações culturais atuam como um processo terapêutico, algo de grande importância diante das condições de vulnerabilidade evidenciadas.
Sheila Carvalho, que começou como usuária e hoje é representante dos usuários, expressou o impacto positivo das atividades artísticas e de educação. Ela acredita que iniciativas nessas áreas são muito importantes para quem está em situação de desigualdade social, de rua, ou morando em favela. Da mesma forma, Renata da Silva Batista, uma das usuárias do Centro POP, ressaltou que a arte traz coisas boas e ajuda no bem-estar das pessoas.
O sucesso das atividades culturais no Centro POP é tão evidente que novas ações com música e arte já estão agendadas para os próximos meses, prometendo continuar a promover o resgate da autoestima, fortalecimento de vínculos e ressignificação de vida para os usuários do local. A próxima atividade está marcada para o dia 14 de dezembro, e a expectativa é que seja um sucesso envolvendo ainda mais participantes.