Nessa histórica entrevista, Nixon admitiu parte da culpa pela espionagem no comitê do Partido Democrata com escutas ilegais, o escândalo conhecido como Watergate, que levou à sua saída da Casa Branca. Durante o encontro, ele expressou arrependimento, afirmando: “Decepcionei meus amigos, decepcionei o país, decepcionei os americanos. E terei que levar este peso para o resto de minha vida”.
Esses momentos marcantes da entrevista foram recriados no filme “Frost/Nixon”, que será exibido no ciclo Folha Faap – Jornalismo no Cinema, com entrada gratuita no novo Cine Faap, em Higienópolis. A produção, dirigida por Ron Howard, conta com performances memoráveis de Michael Sheen como David Frost e Frank Langella como Richard Nixon.
“Frost/Nixon” foi aclamado pela crítica e recebeu cinco indicações ao Oscar, incluindo melhor filme e melhor ator para Langella. O filme foi escolhido como um dos melhores de 2008 pelo Instituto de Cinema dos EUA.
A mostra cinematográfica é uma homenagem a Otavio Frias Filho, ex-diretor de Redação da Folha, com uma seleção de filmes sobre jornalismo. Após cada exibição, haverá debates com jornalistas e professores, onde o público poderá participar com perguntas.
No caso de “Frost/Nixon”, o debate contará com a participação de Luciana Coelho, ex-correspondente da Folha em Nova York e Washington, e Vinícius Rodrigues Vieira, professor de relações internacionais da Faap. A mediação será realizada por Silas Martí, editor da Ilustrada.
Além disso, o ciclo Folha Faap também conta com uma programação diversificada, apresentando outros filmes sobre jornalismo ao longo dos meses de setembro e outubro. Os filmes são exibidos às quartas-feiras às 19h, seguidos por debates com profissionais da área.