Durante o encontro, foram promovidas rodas de conversa e oferecidas oficinas e intervenções em espaços públicos, com o objetivo de disseminar informações sobre os serviços gratuitos de saúde mental disponíveis na rede municipal. O evento também contou com a presença de profissionais do Centro de Apoio Psicossocial, que realizaram atrações musicais, e apresentação teatral para as crianças.
A Rede de Atenção Psicossocial de Ribeirão Pires é composta pela UPA, unidades da Atenção Primária, Centro de Especialidades Médicas, três CAPs e Hospital Maternidade São Lucas. O prefeito da cidade, Guto Volpi, ressaltou a importância do trabalho realizado pelos profissionais da rede de proteção e acolhimento aos moradores. Segundo ele, a saúde mental é um assunto sério e precisa estar sempre em discussão, para que todos tenham acesso às informações sobre os serviços de apoio oferecidos.
A coordenadora da saúde mental de Ribeirão Pires, Ana Lúcia de Amaral Bueno, destacou que o evento foi uma oportunidade de união entre as secretarias, fortalecendo o cuidado com a saúde mental e tornando-o cada vez mais acolhedor para a população.
A Secretaria de Saúde de Ribeirão Pires registrou mais de 13 mil atendimentos psicológicos individuais realizados pela equipe de psicólogos da rede em 2023. Os serviços são interligados de forma a criar uma rede capaz de fornecer assistência abrangente às pessoas que enfrentam transtornos mentais e problemas relacionados ao uso de substâncias químicas, bem como às suas famílias, atendendo às diversas necessidades.
Nesse contexto, a realização do encontro e a programação especial do Setembro Amarelo em Ribeirão Pires mostraram a preocupação e o cuidado da cidade em relação à saúde mental de seus moradores. O diálogo entre profissionais de diferentes áreas e a divulgação dos serviços disponíveis são importantes para promover a prevenção ao suicídio e a valorização da vida.