Uma das pautas em destaque é a revisão do zoneamento, que passou por uma série de debates com a população e teve o texto substitutivo da proposta apresentado em uma Audiência Pública. A Comissão de Política Urbana também realizou o primeiro debate devolutivo, onde os munícipes puderam apresentar novas demandas. Apesar de a tramitação da proposta ter sido suspensa durante a semana, o Legislativo paulistano conseguiu reverter a decisão judicial e retomará o calendário de Audiências Públicas em breve.
Outro tema relevante discutido na Câmara foi a implantação da tarifa zero no transporte coletivo. A Subcomissão da Tarifa Zero apresentou e aprovou um relatório final com o resultado dos trabalhos, sugerindo ao Executivo que a gratuidade no transporte coletivo da capital ocorra gradualmente.
Além disso, a Comissão Especial sobre a Privatização da Sabesp realizou uma diligência para apurar denúncias sobre a conservação e o despejo irregular de esgoto na represa Guarapiranga, na zona sul de São Paulo. Essas questões têm levantado debates importantes sobre a gestão dos recursos hídricos na cidade.
Também foi aprovado por unanimidade em primeira votação um projeto da Prefeitura sobre a abertura de novas vagas para a rede de educação infantil da cidade, a serem preenchidas mediante concurso público.
Além dessas questões, as Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) em andamento também têm tido papel importante, como a CPI da Enel, que aprovou requerimento solicitando que a Enel indenize as UBSs prejudicadas pelo apagão no último dia 3 de novembro.
As Audiências Públicas também têm sido cenário de debates importantes, como o impacto da adesão do município às URAEs e a ligação com a privatização da Sabesp. Também foram discutidos temas relacionados à saúde, cultura e educação da periferia.
Diante da relevância desses temas para a população paulistana, é fundamental que os munícipes se mantenham informados e participem dos debates públicos. O poder legislativo municipal tem atuado de forma transparente e engajada, buscando sempre o melhor para a cidade de São Paulo.