De acordo com a CBF, a decisão de retomar o Campeonato Brasileiro na 7ª rodada visa preservar o planejamento técnico previamente estabelecido na elaboração da tabela. Já os jogos da 8ª rodada, que também foram adiados, serão disputados nos dias 12 e 13 de junho.
A suspensão temporária do Brasileirão ocorreu após um pedido realizado por 15 dos 20 clubes participantes da competição, juntamente com a Federação Gaúcha de Futebol. Entre os clubes que solicitaram a paralisação, estão Atlético Mineiro, Flamengo, Corinthians, entre outros, enquanto equipes como Flamengo e Palmeiras se posicionaram contra a suspensão das rodadas.
Enquanto aguardam o retorno dos jogos, o estado do Rio Grande do Sul enfrenta graves consequências das fortes chuvas, com 161 mortes confirmadas até o momento, além de 85 pessoas desaparecidas e 806 feridos. Mais de 654 mil gaúchos estão fora de suas residências, sendo 581 mil desalojados e mais de 72 mil abrigados em locais cadastrados pela Secretaria de Desenvolvimento Social.
Com a retomada do Campeonato Brasileiro, os clubes e torcedores esperam que a competição possa trazer um momento de entretenimento e união após o período de adversidades enfrentado pelo estado do Rio Grande do Sul. A expectativa é que os jogos possam ocorrer de forma segura, respeitando as medidas de prevenção à Covid-19 e contribuindo com a reconstrução das áreas afetadas pelas enchentes.
