Os resultados obtidos a partir da avaliação de 690 mil estudantes de 81 países mostraram que, em média, aqueles que utilizam dispositivos digitais por lazer por até uma hora diária tiveram uma pontuação 49 pontos maior em matemática do que aqueles que passam de cinco a sete horas diárias em frente às telas. Além disso, cerca de 65% dos alunos admitiram que se distraem durante as aulas de matemática devido ao uso de celulares e outros dispositivos, impactando negativamente em seu desempenho acadêmico.
No Brasil, 80% dos estudantes relataram ter sido distraídos pelo uso de dispositivos digitais, o que coloca o país em situação semelhante a outras nações, como Argentina, Canadá, Chile, Finlândia, Letônia, Mongólia, Nova Zelândia e Uruguai. A constatação de que a distração em sala de aula está relacionada ao uso de dispositivos digitais é algo que preocupa especialistas em educação.
O relatório do Pisa também destaca a complexidade do desafio enfrentado pelas escolas em relação ao uso de celulares em sala de aula. A recomendação não é eliminar completamente o uso desses dispositivos, mas sim promover uma interação responsável entre a tecnologia e o aprendizado, minimizando o tempo de uso para evitar distrações, cyberbullying e exposição da privacidade dos estudantes.
Apesar do uso frequente de smartphones em escolas, apenas 29% dos alunos afirmaram utilizar o aparelho várias vezes ao dia, com 21% utilizando diariamente na instituição de ensino. Além disso, em 13 países, mais de dois terços dos alunos frequentam escolas onde o uso de celular não é permitido, e nestas nações, o percentual de distração em sala de aula é menor.
O relatório reconhece a dificuldade das escolas em implementar uma proibição eficaz do uso de celulares, destacando que, em algumas situações, isso pode levar os alunos a se comportarem de maneira ainda mais irresponsável em relação ao uso dos aparelhos. No entanto, é importante ressaltar que, apesar das preocupações levantadas pelo relatório, o uso equilibrado e responsável da tecnologia continua sendo um desafio importante para as escolas e educadores.