O Hino da Autonomia de São Caetano do Sul foi apresentado ao público pela primeira vez no dia 7 de setembro de 1953. No entanto, ao longo dos anos, a obra acabou caindo no esquecimento. Felizmente, o empenho da Fundação Pró-Memória e do GAMA ajudou a resgatar essa importante parte da história da cidade.
A Orquestra Espressionne será responsável por executar o Hino da Autonomia no Concerto da Autonomia, evento que acontecerá no Teatro Santos Dumont, localizado no bairro Santa Paula. A apresentação, marcada para a próxima terça-feira, dia 24 de outubro, terá início às 20h e a entrada é gratuita.
O maestro Ogair Junior foi o responsável por reescrever a partitura do Hino da Autonomia, seguindo as referências dos três sul-caetanenses que se lembravam da melodia. Após um intenso trabalho de recuperação, a peça musical está pronta para ser executada novamente, trazendo à tona a memória e o orgulho da autonomia de São Caetano do Sul.
Esse resgate cultural é de extrema importância para a cidade, pois evidencia a valorização de sua história e identidade. Ao trazer de volta o Hino da Autonomia, a Fundação Pró-Memória e o GAMA proporcionam aos moradores a oportunidade de se conectarem com as raízes do município e de se orgulharem de sua autonomia e conquistas.
Portanto, o Concerto da Autonomia, que acontecerá nesta semana, promete ser um momento especial para a cidade de São Caetano do Sul. Além de apreciar a execução do Hino da Autonomia pela Orquestra Espressionne, os moradores terão a chance de reviver um pedaço importante de sua história e de se emocionarem com a música que representa sua autonomia.